

ALERTA ÀS FAMÍLIAS: CIGARRO ELETRÔNICO (VAPE, POD, CIGARRETE ETC)
Estimados pais e/ou responsáveis, como alerta às famílias, vimos salientar que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos no Brasil, conforme Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa RDC nº 46, de 28 de agosto de 2.009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido a inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos. (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/tabaco/cigarro-eletronico)
Estudos científicos demostram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) está relacionado com o aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica.
Pode-se dizer que incentivar, entre adolescentes, o ato de inalar e soltar fumaça e de isso ser feito em grupo, em um provável contexto de “somos diferentes” ou “parecemos mais adultos por isso”, é uma forma de aproximá-los de um hábito que faz parte tanto do consumo do tabaco quanto de maconha. Ações como estas vão inserindo o jovem em uma cultura de “naturalização” do consumo de algumas substâncias. (https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/adolescencia/narguile-e-cigarro-eletronico-modismo-entre-adolescentes/)
O cérebro de uma criança tem um desenvolvimento muito grande na primeira infância. Esse crescimento começa na gestação, é bastante rápido entre os 3 a 5 anos, e até os 6 anos, já tem cerca de 95% do tamanho do cérebro de um adulto. Até os 9 anos, todos os blocos de construção cerebral estão presentes.
Porém, esse desenvolvimento e remodelação continuam no período da adolescência e a maturidade cerebral só vai ocorrer por volta dos 25 anos. Todas as mudanças vão depender das alterações hormonais, experiências e idade.
Na fase da adolescência, o que impera ainda são os conteúdos presentes no sistema límbico, que fica na parte de trás do cérebro, que é importante para a memória (hipocampo) e está próximo da amígdala (não a da garganta), que ajuda a produzir as emoções, impulsos, comportamento instintivo e até agressividade; nesta fase eles podem, por exemplo tomar atitudes impulsivas, escolher atividades de alto risco e expressar suas emoções de forma bastante intensa.
Além do entendimento do funcionamento do cérebro de um adolescente, é preciso ajudá-lo. A evolução cerebral será afetada pelo ambiente onde ele está, por isso, é importante que a família e escola saibam apresentar vivências saudáveis para que eles tenham um desenvolvimento positivo.
Neste ensejo, nossa escola, alinhada aos anseios das famílias, manifesta grande preocupação, visto tratar-se de uma “nova moda” entre os jovens, àqueles que por muitas vezes fazem o uso, poderá prejudicar sua própria saúde, e por vezes sem a ciência e/ou consentimento de seus pais e/ou responsáveis.
É preciso observar às atitudes dos seus filhos, conhecer os seus hábitos e saber a sua rotina. É sempre bom dar uma “espiadinha” nos seus materiais. Dar uma “olhadinha” nos “sites” e redes sociais mais acessados pelo adolescente, além do tempo que ele permanece conectado. A era digital veio com tudo; as mídias sociais são uma realidade. Muitos jovens se conectam em uma vida paralela. Converse abertamente, deixe ele desabafar, crie um laço sólido de confiança!!! Estar próximo de seu filho, é essencial!!!
Recomendamos aos pais e/ou responsáveis a assistir ao vídeo compartilhado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo > https://youtu.be/C5kY4W_9CXk.
Receba nosso cordial abraço.
Equipe do Colégio Pró-Saber Bio.