

As Primeiras Letras
Correr, pular, mexer nos brinquedos, desenhar. Tudo isso e mais um pouco pode fazer parte do universo da criança, que geralmente tem criatividade de sobra para arrumar maneiras de se divertir.
Uma delas pode ser o preparo para a alfabetização. Sim, isso é possível! Com um pouco de jogo de cintura dos pais, dá para estimular hábitos educativos com atividades simples e divertidas.
A alfabetização não precisa começar exatamente aos 5-6 anos. Quando a criança tem 3-4 anos, já pode mostrar algumas letras e as iniciais de nomes, por exemplo, de forma leve e divertida.
Mas essa introdução ao mundo das letras e livros não tem idade para começar! Esse contato pode ser estimulado desde bebê, pouco a pouco.
Não sabe por onde começar? A professora Gleide Lopes dá algumas dicas do que você pode fazer:
Contar histórias
Folhear um livro ou revista e prestar atenção nas palavras, cores e desenhos geralmente prende a atenção da criança. Experimente!
Diversão garantida
Cores, formas e texturas ajudam a diferenciar letras e números e a memorizar novas descobertas. Valem desenhos para pintar, brinquedos de montar, recortar e colar... o que a sua imaginação permitir!
Papel e caneta
Se o dinheiro está apertado para brinquedos, não tem problema. Com eles, dá para criar um mundo de coisas: jogo da velha, desenhos variados (como praticar estilos diferentes de escrita, como letra de forma e de mão), ligue os pontos, entre outros.
Ver e entender
Acima de tudo, é preciso entender o que se lê ou vê. Por isso, fazer perguntas de interpretação ou ajudar a criança a responder questionários simples da escola pode fazer toda a diferença!
O acompanhamento dos pais ou dos responsáveis é essencial. Ver de perto as descobertas e ajudar nas dúvidas muitas vezes faz toda a diferença no aprendizado e bom desenvolvimento da criança na escola. Tudo isso contribui muito para a vida adulta.
Fonte: Meu Bolso em Dia