

ALERTA AOS PAIS - SAÚDE NA ERA DIGITAL
Nos tempos em que vivemos, muitos pais se questionam e buscam informações de como devem lidar com a tecnologia digital; as tecnologias da informação e comunicação estão transformando o mundo à nossa volta e os comportamentos e relacionamentos de todas as pessoas.
As crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e Internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Alguns dos pais também nativos digitais e não percebem as mudanças ou problemas que vão surgindo, como se tudo fosse parte da rotina familiar.
Infelizmente as novas tecnologias podem causar danos à saúde. É de extrema importância que às famílias preocupadas e interessadas num ambiente saudável, em plena era digital, que se atentem e busquem a orientação profissional, seja ela do próprio pediatra, da criança e adolescente, ou da área saúde comportamental, como psicólogos, por exemplo.
Também é possível estabelecer um tempo de uso diário ou a duração total/dia do uso de tecnologia digital deve ser limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (https://www.sbp.com.br/), desaconselha o uso de telas por parte de bebês. “O olhar e a presença da mãe/pai/família é vital e instintivo, como fonte natural dos estímulos e cuidados do apego e que não podem ser substituídos por telas e tecnologias”.
Segundo especialistas, o limite de tempo para crianças estarem em contato com estes aparelhos são determinados por faixa etária, sempre com supervisão:
- Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;
- Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia;
- Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;
- Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
Lembrar sempre que você como adulto, pai ou mãe, e, com a convivência diária, se torna referência para seus filhos. Portanto, deve dar o primeiro exemplo, limitando o seu tempo de trabalho no computador, quando estiver em casa, desconectar e estar presencialmente com seus filhos.
Recomendamos aos pais e/ou responsáveis a assistir ao vídeo de autoria do renomado Psiquiatra Dr. Luis Rochas-Marcos > https://www.youtube.com/watch?v=wXPde553o-U.
Receba nosso cordial abraço.
Equipe do Colégio Pró-Saber Bio.
22/maio/2.023.